top of page

Carta de solidariedade do movimento operário nos Estados Unidos contra o golpe no Brasil


Segue abaixo carta enviada à CUT de solidariedade de dirigentes do movimento operário nos Estados Unidos contra tentativa de golpe de Estado em curso no Brasil

Carta de solidariedade enviada ao presidente nacional da CUT, Vagner Freitas

Não ao golpe de Estado! USA: Não se atreva a tocar no Brasil!

Solidariedade à nossos irmãos e irmãs sindicalistas do Brasil!


Estimado companheiro Freitas,

Estimados irmãos e irmãs da CUT,


Como milhões de trabalhadores pelo mundo acompanhamos, muito preocupados, a tentativa de golpe de Estado que se está orquestrando contra o governo do Partido dos Trabalhadores e contra a classe trabalhadora brasileira e suas organizações – particularmente contra a central sindical CUT – pelas forças da direita, que, depois de derrotadas nas urnas, utilizam meios extra-judiciais na intenção de desmantelar os direitos sociais operários e democráticos do povo brasileiro.


Estamos ao lado de vocês no combate para acabar com o golpe de Estado e para impedir que a oligarquia brasileira possa impor por decreto dezenas de projetos de lei anti-operárias que já estão já preparados nas gavetas do Congresso Nacional e que se destinam a pôr abaixo o curso das coisas para retroceder ao tempo mais sombrio da ditadura militar (1964-1980).


Compartilhamos o seu ponto de vista, companheiro Freitas, quando declara, na por ocasião do chamamento internacional de 23 de março que “a situação atual requer coragem, unidade, uma estratégia e uma vontade de fazer frente ao golpe de Estado contra a classe trabalhadora. A tentativa de derrubar a presidente Dilma, constitui um ataque contra a democracia. O que eles querem é destruir todos os nossos direitos”.


Nós, militantes sindicais estadunidenses defensores dos direitos operários, sabemos muito bem o papel que representou o governo norte-americano e as multinacionais baseadas nos Estados Unidos no golpe de Estado que se desenvolveu no Brasil em 1964, assim como o papel odioso que desempenharam fomentando os golpes de Estado que derrubaram os governos eleitos democraticamente de Salvador Allende no Chile (setembro de 1973), Jean Bertrand Aristide no Haiti (fevereiro de 2004) e Manuel Zelaya em Honduras (junho de 2009).


Para nós, não resta nenhuma dúvida de que por trás dos instigadores da tentativa de golpe de Estado em curso no Brasil estão poderosos interesses financeiros sediados nos Estados Unidos, cujo fim é atacar a nação e o povo do Brasil. A todos esses dizemos: “EUA, não se atreva a tocar no Brasil”!


Nos alenta saber que existem assembleias gerais organizadas pela CUT nas fábricas, contra o golpe de Estado e na defesa dos direitos trabalhistas, em todo o Brasil, assim como as declarações adotadas pelos habitantes dos bairros populares nas periferias das grandes cidades que afirmam:


“Não temos nada a ver com aqueles que saem às ruas com seu discurso de ódio: fascistas e parasitas, que em nome do “combate contra a corrupção” buscam somente debilitar o setor público e o Estado para encher os bolsos, para romper com a legalidade e a democracia e derrubar a classe trabalhadora e os oprimidos” (Manifesto das periferias de São Paulo, 22 de março).


Estamos ao lado de vocês neste combate decisivo pela democracia e pelos direitos trabalhistas e pedimos que manifestem nossa solidariedade à todos os seus filiados e aderentes que resistem ao golpe de Estado.


Fazemos um apelo a todos os defensoress dos direitos operários e democráticos nos Estados Unidos pedindo-lhes que subscrevam essa declaração de solidariedade, preenchendo o formulário abaixo.


Nossa solidária saudação,



Alan Benjamin U.S. Hands Off Brazil campaign coordinator Member, Executive Committee, San Francisco Labor Council (*) San Francisco,

CA San Francisco Labor Council (AFL-CIO)

San Francisco, California Hermandad Mexicana Nacional Los Angeles, California

Tim Paulson Executive Director San Francisco Labor Council (AFL-CIO) San Francisco, California

Nancy Wohlforth (*) Secretary-Treasurer Emerita OPEIU Washington, D.C.

Baldemar Velasquez President Farm Labor Organizing Committee (FLOC) Toledo, Ohio

Donna Dewitt (*) Secretary-Treasurer Emerita South Carolina AFL-CIO Charleston, South Carolina

Colia Clark Organizer Judicial Violence Symposium Coordinator, Haiti-Guadeloupe Campaign Committee New York, New York Gene Bruskin Co-Founder US Labor Against the War Member, NWU/UAW Washington, D.C.

Michael Eisenscher (*) National Coordinator Emeritus US Labor Against the War Oakland, California

Carol Gay (*) President New Jersey State Industrial Union Council Newark, N.J.

Fred Hirsch (*) Delegate to South Bay Labor Council and to Building and Construction Trades Council of Santa Clara and San Benito Counties San Jose, California

Jerry Gordon (*) UFCW Retiree Cleveland, Ohio

Maria Guillen (*) SEIU Local 1021 Delegate to San Francisco Labor Council South San Francisco, California

Peter Olney (*) Past Organizing Director International Longshore and Warehouse Union (ILWU) San Francisco, California

Allan Fisher (*) Delegate to SF Labor Council, AFT 2121 San Francisco, California

Al Rojas President Frente de Mexicanos en el Exterior Sacramento, California

Jerry Levinsky (*) Steering Committee member Labor Fightback Network Amherst, Massachusetts

Thomas Bias (*) New Jersey State Industrial Union Council Flanders, New Jersey

Eduardo Rosario (*) President NYC Labor Council for Latin American Advancement New York City (*)


firman a título personal - - - - -

[ ] Please add my name to the list of endorsers of the Solidarity Letter to Brazilian CUT Trade Union National President Vagner Freitas NAME TITLE/ORG (list if for id. only) CITY AND STATE EMAIL Fill out and return to: U.S. Hands Off Brazilian Campaign

Email: UnityandIndependence@earthlink.net

PO Box 40009 San Francisco, CA 94140


bottom of page