Declaração de apoio a Conferência de Mumbai
Segue declaração de Cláudio Ribeiro, advogado trabalhista, ex-dirigente bancário e fundador do PT em apoio a realização da Conferência de Mumbai Contra a Guerra, a Exploração e o Trabalho Precário:
A pauta da Conferência Internacional em Bombaim é um ato de resistência em si mesma. O sistema capitalista condena os povos aos massacres das guerras para aprofundar a exploração dos trabalhadores, agora através da precarização.
A austeridade é um sofisma usado pelo sistema para punir suas vítimas e enriquecer os algozes. A precarização objetiva ocultar a vileza da redução cada vez maior da remuneração da força do trabalho.
O Brasil não é exceção neste quadro geral. Como nos demais países, os trabalhadores são levados ao sacrifício extremo para o Estado gerencialista produzir superávits (o Estado lucrativo) e remunerar a ganância do capital financeiro, a banca da agiotagem que controla os governos com afiadas garras.
Aqui, caminhamos para trás, a subtração de direitos dos trabalhadores tornou-se regra básica para concentrar rendas e riquezas nas mãos da elite patrimonialista que domina o País.
Aqui, os jovens pobres, principalmente negros, são assassinados pelo estado mililtarizado e esta guerra, não declarada, multiplica a violência a níveis insuportáveis.
Aqui é o País dos assassinatos de dirigentes sindicais camponeses pouco investigados, jamais punidos. Aqui é o Pais em que as esferas do Judiciário são partidarizadas e defendem, sem nenhum pudor, os donos do poder.
Aqui é o País das dissimulações e do controle e manipulação abjeta das informações e da manutenção da ignorância como forma de controle de poder político.
Não, não somos exceção. Por isso, saúdo a realização desse indispensável evento para, pelo menos isso, unificarmos as reivindicações pela Paz e contra a opressão, contra a exploração e pelo respeito aos direitos dos trabalhadores.